Descrição das Terapias

Nossas Terapias

Descrição, vantagens e resultados

Trabalhamos com o Método Bobath

O Método Bobath é um método neurológico com o objetivo de normalizar a postura e tônus. Tem como objetivo o tratamento global, planejando o desenvolvimento neuromotor, a normalização do tônus postural, força muscular, equilíbrio e coordenação dos movimentos, proporcionando o máximo de movimentos corporais, força, equilíbrio e independência. 

Fisioterapia pediatrica 1.jpg

FISIOTERAPIA NEUROLÓGICA

Descrição, Vantagens e Resultados

     A Fisioterapia é um tratamento humanizado realizado na Clínica com a finalidade de possibilitar a melhor recuperação e edificar a melhor qualidade de vida possível, tanto com a Fisioterapia Neurológica com foco na Reabilitação e Habilitação. Mesmo diante das limitações mais diversas de cada indivíduo, os Fisioterapeutas buscam realizar a Reabilitação de movimento e funções motoras comprometidas com doenças que afetam a parte neurológica (cérebro) e a parte ortopédica: ossos, músculos, ligamentos e articulações.

     Todos os profissionais procuram promover um trabalho que aplique os métodos mais adequados para cada caso e interagem de forma multidisciplinar com as demais áreas à fim de promover a efetiva melhora.

hidroterapia_2.jpg

HIDROTERAPIA (Fisioterapia Aquática)

Descrição, Vantagens e Resultados

  Fisioterapia Aquática/ Hidroterapia é o atendimento Fisioterápico realizado dentro da piscina aquecida. O ambiente aquático possui diversas propriedades físicas que atuam sobre um corpo imerso, desencadeando respostas fisiológicas. Logo, o Fisioterapeuta tem por finalidade tratar e reabilitar os mais diversos acometimentos, pois é um tratamento altamente eficaz e clinicamente comprovado que traz inúmeros benefícios à todos, sejam eles casos neurológicos, ortopédicos, ou respiratórios, ou outros. 

   Também é indicado para sessões de relaxamento.

   Dentro da piscina oferece-se exercícios ortopédicos, e, é possível realizar exercícios de alongamento, fortalecimento, equilíbrio, exercícios respiratórios dos quais favorecem movimentos amplos, entre outros.

   Trata-se também de um ambiente lúdico, aconchegante e relaxante.

sala Integracao Sensorial 1.jpg

FISIOTERAPIA ORTOPÉDICA e TRAUMATOLÓGICA

Descrição, Vantagens e Resultados

     A Fisioterapia Ortopédica e Traumatológica tem a função de prevenir e tratar doenças dos ossos, músculos, articulações, tendíneas, ligamentos e disfunções pré e pós cirúrgicas. Reabilita fratura, entorses ligamentares, lesões musculares, distúrbios mecânicos da coluna vertebral e amputações. 

     Tem como objetivo aliviar a dor, eliminar o processo inflamatório, melhorar a circulação sanguínea, fortalecimento muscular, recuperação dos movimentos, equilíbrio e melhora de postura. Para tais objetivos, utiliza recursos terapêuticos como: Cinesioterapia, Terapia Manual, Mecanoterapia, Eletroterapia (Microondas, Ultrassom, Tens), MPS, Liberação Miofascial, Crioterapia e Integração Sensorial. 

FISIOTERAPIA RESPIRATÓRIA

Descrição, Vantagens e Resultados

     A Fisioterapia Respiratória é um conjunto de técnicas manuais, estas podem ser preventivas ou curativas para praticamente todas as doenças que atingem o sistema respiratório, incluindo pessoas com diagnósticos de: Asma Brônquica, Bronquite Crônica, Doença Pulmonar obstrutiva crônica (enfisema pulmonar), Bronquiolite, Fibrose Cística, Fibrose pulmonar, Pneumonias, entre outras.

 São utilizadas técnicas de Higiene Brônquica: Tapotagem, Drenagem Postural, Vibrocompressão, Manobras de Reexpansão Pulmonar, Exercícios Respiratórios, Facilitação de Tosse.

       Os benefícios são: melhora da troca gasosa, maior expansão pulmonar, liberação de secreções do pulmão e das vias aéreas, desobstrução e limpeza adequada das vias aéreas, facilita a chegada de oxigênio em todo o corpo, combate à dificuldade para respirar.

        A Fisioterapia respiratória melhora a qualidade de vida de bebês à idosos.

A terapia física na perna

M.P.S.

Descrição, Vantagens e Resultados

   A terapia de MPS (estimulação pontual por micros correntes) tem como objetivo trazer um equilíbrio para o sistema nervoso autônomo.

      É uma técnica que combina conceitos de acupuntura, osteopatia, terapia manual e neurologia.

   Ela é indicada na melhora das desordens sensoriais, alterações de tônus, dores musculares, melhora da flexibilidade e trata cicatrizes internas e externas de cirurgias

      O recurso da terapia de MPS pode ser muito eficaz associado a reabilitação.

sala Integracao Sensorial 2.jpg

INTEGRAÇÃO SENSORIAL

Descrição, Vantagens e Resultados

     A Terapia de Integração Sensorial consiste no processo neurológico que organiza as sensações do próprio corpo e do ambiente, de forma a ser possível o uso eficiente do corpo no ambiente. Busca integrar todos os sistemas sensoriais, são eles: visual, auditivo, olfato, paladar, tátil, vestibular e proprioceptivo com maior destaque para o vestibular e tátil.

    O sistema vestibular exerce no controle motor a estabilização do olhar e ajustes posturais.

    O sistema tátil transmite informações como o toque, pressão e localização.

    O tratamento é centrado em melhorar as habilidades motoras e sensoriais  utilizando um ambiente rico em equipamentos e materiais que proporcionam um tratamento bem especializado direcionado a indivíduos com lesão neurológica, distúrbios de aprendizagem, transtorno de déficit de atenção, hiperatividade, síndrome genéticas e transtorno do espectro autista, abrangendo o atendimento desde bebês à idosos. Ademais, nos bebês, procura-se seguir o desenvolvimento motor da criança.

Terapia Ocupacional 1.jpg

TERAPIA OCUPACIONAL

Descrição, Vantagens e Resultados

     Terapia Ocupacional objetiva intervir e atuar no tratamento de pessoas que apresentam dificuldades, temporárias ou definitivas. De modo que a atuação do Terapeuta Ocupacional possa promover pelo profissional uma melhor qualidade de vida ao indivíduo, assim como criar, dentro das suas limitações: a máxima autonomia dos mesmos em seu dia-a-dia, desenvolver, restaurar, e /ou ampliar suas capacidades funcionais; ademais possibilitar a utilização ao máximos das suas potencialidades.

       Assim como os demais profissionais que atuam na Clínica, ele se comunica com os demais colegas que atendem clientes em comuns à fim de obter o melhor êxito / resultados no atendimento clínico multidisciplinar.

sala RPG 1.jpg

RPG (Reeducação Postural)

Descrição, vantagens e Resultados

A técnica fisioterapêutica de RPG, são posturas especificas de alongamento das cadeias musculares. Logo este profissional tem por finalidade tratar disfunções do sistema muscular esquelético ou para prevenir tais disfunções. As posturas e alongamentos musculares são associados aos movimentos respiratórios, exigem concentração, desenvolvendo a consciência corporal. Excelente método para o aumento da flexibilidade articular, muitas vezes responsável pela disfunção dos movimentos do corpo.

terapia_ocupacional_2.jpg

FONAUDIOLOGIA

Descrição, Vantagens e Resultados

     A Fonoaudiologia é uma ciência que estuda os distúrbios da comunicação, logo, este profissional busca investigar as dificuldades de cada um em se comunicar a fim de melhorá-la e sanar essa limitação quando possível.

    È comum alterações na linguagem verbal (fala), alterações na linguagem escrita, alterações na audição; alterações nos distúrbios vocais (disfonias); alterações nos quadros de disfagia (deglutição); alterações neurológicas (acidente vascular, Parkinson, Alzheimer entre outros), em diversos clientes que procuram seu tratamento de Saúde na clínica, diante de todas as situações citadas outrora, este profissional atua no tratamento dessas dificuldades e/ou doenças buscando o melhor êxito possível na comunicação oral e escrita.

DSCN1246_edited.jpg

PSICOLOGIA

Descrição, Vantagens e Resultados

     Na psicologia, os psicólogos que atuam nessa área com clientes sem ou com distúrbios neurológicos, eles procuram compreender esses dois tipos de clientes que fazem parte do seu cotidiano clínico e percebem o campo individual e social do mesmo para orientá-lo e promover o melhor tratamento de saúde mental para eles, essa é a sua principal finalidade.

     As disfunções múltiplas e incapacidades decorrentes de um evento neurológico demandam trabalho em equipe multiprofissional, com objetivo comum em prol da reabilitação. A psicologia faz parte da equipe multidisciplinar e tem como objetivo atendimento clínico, avaliação das habilidades cognitivas, buscando com o atendimento aplicar mecanismos funcionais e adaptativos para reintegração das atividades do dia-a-dia, bem como orientação individual, familiar e escolar quando necessário.

Fisioterapia geriatrica 1.jpg

FISIOTERAPIA GERIÁTRICA

Descrição, Vantagens e Resultados

     A Fisioterapia para idosos ou geriátrica é uma área voltada especificamente para o tratamento, prevenção e reabilitação de idosos.

    Tem como objetivo geral permitir que o idoso mantenha uma qualidade de vida dentro das limitações que a patologia ou idade impõe. De modo que o idoso realiza suas atividades cotidianas de formas mais independentes, sem ajuda de cuidadores e familiares.

      O tratamento tem como função aumentar a força muscular, melhorar a flexibilidade, melhorar a qualidade de vida, melhorar a coordenação, prevenir o risco de quedas, prevenir complicações respiratórias, prevenir complicações cardiovasculares e promover a independência funcional.

    A Fisioterapia Geriátrica contribui na qualidade de vida do idoso, tornando-o mais ativo e oferecendo maior qualidade de vida. 

WhatsApp Image 2020-07-09 at 22.58.21.jp

FISIOTERAPIA PEDIÁTRICA

Descrição, Vantagens e Resultados

     A Fisioterapia Pediátrica é direcionada para o tratamento de bebês, recém-nascidos e pré-adolescentes. Sendo utilizada em ambiente mais lúdico para deixar a criança mais confortável e confiante, facilita o trabalho do Fisioterapeuta para a melhor evolução possível dela.

     Alguns dos problemas mais comuns de serem tratados são: Paralisia cerebral, Traumatismo Cranioencefálico, Síndrome de Down e outras síndromes, Espinha Bífida, Problemas respiratórios, Desvios Posturais.

      Focado no desenvolvimento motor e respiratório devido as várias possibilidades de tratamento, temos diversas ramificações.

   As especialidades mais comuns da Fisioterapia Pediátrica são: Fisioterapia neuropediátrica e Fisioterapia Traumato-ortopédica .

    Quanto mais precocemente a criança é encaminhada para a Fisioterapia, maior a chance de benefícios no seu desenvolvimento sensório-motor, nos seus problemas e vícios posturais,  e, nas suas questões respiratórias.

sala Eletroterapia 2.jpg

ELETROTERAPIA

Descrição, Vantagens e Resultados

     O tratamento através da Eletroterapia consiste em avaliar a dor, combater processos inflamatórios e proporcionar relaxamento e bem-estar. Para obter esses resultados são utilizados equipamentos como Ultra-som terapêutico, Microondas e TENS.

WhatsApp Image 2020-07-09 at 22.59.46.jp

PILATES

Descrição, Vantagens e Resultados

     O método Pilates é utilizado pela Fisioterapia para tratar disfunções musculares esquelética.

  Este profissional atua com esse método de controle muscular a fim de atender, prevenir e tratar problemas posturais corporais, na coluna vertebral, oferece fortalecimento da musculatura e reequilíbrio muscular.